CIEducA; CIEDUCA; cieduca; Inscrição; Evento; meio; ambiente; sustentabilidade; Educação

Ações de Sustentabilidade

A Conferência está seguindo algumas indicações de boas práticas de sustentabilidade para eventos, seguindo a norma da APEX/ASTM para minimizar impactos ambientais. O transporte é um dos grandes impactos envolvidos e a nossa sugestão é que os deslocamentos sejam feitos com transporte coletivo ou mesmo com mais pessoas compartilhando caronas para a minimização dos gases de efeito estufa produzidos pelos deslocamentos até Bento Gonçalves.

  •         Emissão de gases de efeito (GEEs)

Muito importante para que possamos minimizar a emissão de gases de efeito (GEEs) é a escolha do transporte para chegar até o evento. Se você estiver em traslado entre cidades, prefira vir de ônibus ou dê carona a outros participantes no mesmo carro.

Outras opções para se deslocar na cidade são os aplicativos de mobilidade urbana. O Garupa é um aplicativo desenvolvido no Rio Grande do Sul que oferece opção de deslocamento fácil, rápida e se destaca pelos seus serviços diferenciados como: Garupa Kids, Garupa Pet, Garupa Objeto, Garupa Executivo e Kids Executivo.

Saiba mais: http://www.garupa.co/quem-somos

Já o BlaBlaCar é ideal para quem está se deslocando de uma cidade para outra. O aplicativo conecta quem precisa de carona com alguém que está em deslocamento para o mesmo local e otimiza a utilização dos carros disponíveis, reduzindo a quantidade de veículos e facilitando a vida de todos.

Saiba mais: https://www.blablacar.com.br/

Aqui você encontra mais informações para o seu deslocamento:https://www.institutoventuri.org/CIEducA/index.php/2019/informacoes

  •         Gestão de Resíduos

Faremos a gestão de resíduos sólidos gerados no evento em parceria com a Apoena Socioambiental, Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação. A ação tem como objetivo atender ao conceito Boas Práticas Lixo Zero, que desvia até 90% dos resíduos dos aterros sanitários. Os indicadores de geração dos resíduos serão avaliados para melhorias do próximo evento.

Confira as principais ações:

- Coletores de papelão identificados como resíduos recicláveis e orgânicos.

- Resíduos recicláveis serão encaminhados para a reciclagem, cooperativas locais.

- Resíduos orgânicos (cascas de frutas, erva mate) serão compostados, parceria com a escola EMEI Mamãe Coruja.

- NÃO teremos copos ou embalagens descartáveis no evento. 

  •         Gestão de fornecedores

Mais de 80% dos nossos fornecedores são locais, assim, além de reduzir a pegada ambiental com o transporte, valorizamos os serviços e produtos locais da região de Bento Gonçalves/RS.

  •         Água para o consumo

Não compre água! No evento teremos bebedouros e em frente à casa das Artes, fica à disposição um posto “Ice Hot”, com água fresca para beber e quente para um chimarrão.

Lembre-se de levar o seu copo ou garrafinha pois não teremos copos ou embalagens descartáveis! 

  •         Turismo sustentável de bike

Que tal aproveitar a oportunidade para conhecer a cidade de um jeito sustentável? O Hotel Dall’Onder disponibiliza cinco roteiros diferentes para você passear pelos pontos mais atrativos de Bento Gonçalves de bicicleta.

Saiba os detalhes aqui: https://www.dallonder.com.br/cicloturismo