AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DA GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS EM CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO EM SÃO PAULO, BRASIL
Palavras-chave:
ACV; Ceagesp; Resíduo orgânico.Resumo
Este trabalho foca na avaliação do ciclo de vida (ACV) sobre a gestão da fração orgânica (FO) dos resíduos gerados pelo centro de distribuição de alimentos ‘CEAGESP’ localizado em São Paulo, Brasil. Atualmente, os resíduos são enviados para o aterro sanitário de ‘Caieiras’, sem tratamento específico. Várias categorias de impacto foram avaliadas considerado a ACV. Os resultados mostram que a maioria dos processos examinados causam impactos nas categorias potencial de aquecimento global, potencial de formação de matéria particular, potencial de formação de oxidantes fotoquímicos, potencial de acidificação terrestre e potencial de depleção fóssil. As fontes mais importantes de poluentes são as emissões de metano da degradação de resíduos em aterros, a produção de lixiviados e as emissões para a atmosfera das etapas de coleta e transporte de resíduos. Sugere-se a substituição de modelos antigos de veículos por novos modos com melhores padrões de emissão e, principalmente, uma redução da quantidade de resíduos gerados pela CEAGESP.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Forum Internacional de Resíduos Sólidos - Anais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.